A 10ª Conferência Municipal da Saúde foi realizada nesta quinta-feira (12) em Lagoa Vermelha, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde. Com o tema “Melhorias na Atenção à Saúde e Ampliação dos Serviços Ofertados no Município”, o encontro reuniu autoridades, profissionais da área e representantes da comunidade para debater propostas de aprimoramento no atendimento à população.
Durante o evento, os participantes se dividiram em grupos para discutir cinco eixos temáticos:
Fortalecimento da atenção primária
Valorização da saúde mental
Ampliação de serviços complementares
Qualificação na Atenção primária
Redes de atenção em saúde
Após os debates, todas as propostas elaboradas pelos grupos foram aprovadas em votação. As sugestões devem orientar as futuras ações da administração municipal no setor da saúde.
Posteriormente foram eleitos 3 membros titulares e 3 suplentes para a representação na etapa estadual: 2 representantes: Governo, usuário e trabalhador da saúde.
Os membros da Comissão organizadora da Conferência são a presidente, Denise Ferreira de Oliveira, a vice-presidente Cristiane Ferreira de Mattos, a coordenadora, Gabriela Pomatti, secretária-geral Luana de Lima Ávila e a relatora Pâmela Nunes do Amaral.
O evento contou com a presença do prefeito Eloir Morona, do vice-prefeito Alessandro Muliterno e da secretária de Saúde, Cristiane Mattos. Também estiveram presentes os vereadores Charise Bresolin (PP), Viego Santos (PL), Cleon Piva (PL), Clacir Bonatto (Podemos) e Paula Castilhos (PT), além de servidores da Secretaria da Saúde e moradores do município.
A participação da comunidade foi destacada como essencial para o fortalecimento do controle social e a construção de políticas públicas mais efetivas para a saúde em Lagoa Vermelha.









